Oi gente, tudo bem?

Em 2018 tive anemia pela primeira vez na minha vida. Na época achava que era algum problema referente ao hipotireoidismo, mas não era, pois após nos exames de sangue a nutricionista que eu logo viu que eu estava realmente anêmica.
Muitas pessoas não percebem que estão anêmicas. Sente desânimo. cansaço extremo, palidez, ansiedade, tristeza e eu ainda sentia tremedeiras algumas vezes ao longo do dia.
Esse desânimo provoca uma perda de qualidade de vida, já que não consegue treinar, perdem o foco, o objetivo, a força de vontade  porque o corpo não reage mais como de costume.
Lógico que você não tem que achar que se enquadra nesses sintomas e pensar que tem anemia. A forma mais certa de diagnosticar é fazendo os exames de sangue.

De qualquer forma, separei uma lista de alimentos que foram indicados para mim, e você pode ir inserindo aos poucos na sua alimentação. No geral são alimentos mais ricos em ferro e os que dão mais energia para a gente. Temos que pensar sempre em melhorar a nossa saúde, então vamos aos alimentos:

Como alimentos ricos em ferro:
A anemia é provocada quando há pouca absorção de ferro pelo organismo, e assim acaba acontecendo uma deficiência na formação da hemoglobina e nos glóbulos vermelhos.
Os alimentos mais ricos em ferro são as carnes vermelhas, aves, fígado e peixes. As verduras de folhas verdes escuras também são ricos em ferro, como couve, brócolis e agrião.

 

 

 A vitamina C é ótima para quem precisa absorver mais ferro:
A função da vitamina C é que ela ajuda o organismo a absorver mais ferro, além de ser antioxidante,
Se a pessoa come uma porção de bife de fígado ou de carne vermelha, e junto toma um copo de suco de laranja, ela absorverá mais ferro do que se não tivesse tomado o suco.
Sempre que você comer carne vermelha, peixe, fígado e verduras de folhas verde escura tome suco de laranja ou de outra fruta rica em vitamina C, ou se preferir chupe uma laranja assim que acabar a refeição.

Aproveite os alimentos amargos:
Os alimentos amargos (agrião, jiló, chicória, ente outros) têm a função de estimular as enzimas digestivas. que ajudam o organismo a absorver mais ferro, vitaminas do complexo B e o ácido fólico. Dessa forma esses alimentos ajudam a evitar e a combater a anemia.

 Esses são alguns alimentos que irão te ajudar a se prevenir de doenças e a evitar perda de qualidade de vida, mas lembre-se: nada substitui uma consulta médica, pois assim você já pede seus exames de sangue para verificar o que você tem.
Para um organismo ser saudável você precisa consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

Tenho certeza que você gostou do post, beijos

Mari Sales

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