Oi, tudo bem?

Nunca tinha ouvido falar, mas desde 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou o Dezembro Laranja. Essa é uma ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.
O câncer de pele é uma doença muito séria, são mais de 180 mil casos por ano no Brasil, mas se for descoberto no início tem mais de 90% de chances de cura.

Na minha família posso dizer que tivemos dois casos e por esse motivo venho aqui alertar a todos para se prevenirem, usando filtro solar principalmente.
Tem protetores com tonalidades que podem ser usados como base, tem maquiagem com proteção solar, tem pó de acabamento de make com FPS.
Gente, não há desculpas pois hoje em dia tem protetores de todos os preços. Não adianta vir com desculpa de que é caro.

Na minha família aconteceu assim:

Primeiro foi a minha mãe que teve um câncer no couro cabeludo. Apareceu uma pequena espinha e os dermatologistas na época só diziam que era algum tipo de alergia, de dermatite, de oleosidade e outras causas superficiais.
Minha mãe foi visitar minha irmã, que morava nessa época em Brasília, e consultou um médico da Marinha e esse logo detectou que era um tipo de câncer de pele.
Foi feita uma biópsia e assim que ela retornou para o Rio de Janeiro; procuramos outros médicos, foram feitos os exames para a cirurgia e o câncer foi retirado.

Por fora ele era do tamanho de uma moeda bem pequena, mas internamente já havia tomado todo o couro cabeludo da minha mãe.
Foi necessário abrir, fazer toda a limpeza e dar os pontos. Nunca mais minha mãe teve esse problema.

O segundo caso foi com o meu marido que teve  um Carcinoma Basocelular no nariz.
Apareceu uma verruga, que de tempos em tempos sangrava, fazia uma casquinha e voltava a ser verruga.
Marquei uma dermatologista particular e ela disse que não era especialista, mas que parecia um tipo de câncer de pele, então pediu uma biópsia.

Com esse pedido ele foi na Clínica da Família pelo SUS e no mesmo dia o médico conseguiu cadastrá-lo no SISREG (“Sistema Nacional de Regulação”) com uma consulta para o mês seguinte no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.
Chegando lá, foi muito bem atendido na consulta, marcaram o dia da cirurgia e o câncer de pele chamado Carcinoma Basocelular foi retirado com sucesso.

Vou colocar aqui uma foto do nariz do João para vocês conhecerem como esse câncer se manifesta.

Fiz também um vídeo para o Youtube explicando tudo direitinho e se tiverem alguma dúvida e eu puder ajudar, vai ser um prazer.

Beijos e até o próximo post.

 

 

Compartilhe: